Centro de treinamento

Aqui reunimos resenhas de séries, filmes e obras acadêmicas sobre esporte e gênero. Veja abaixo as sugestões de obras sobre as temáticas de interesse do observatório.

Resenha: Atleta A e o abuso sexual contra crianças no esporte

Este texto faz uma análise crítica do documentário Athlete A (Atleta A), produzido pela Netflix, que acompanha o caso de ginastas estadunidenses abusadas sexualmente pelo médico da Federação de Ginástica dos Estados Unidos da América, Larry Nassar. Também destacamos o papel do jornalismo investigativo, particularmente do jornal The Indianapolis Star, ao dar visibilidade ao caso. Por fim, discutimos o caso semelhante brasileiro envolvendo Fernando de Carvalho Lopes, membro da comissão técnica da seleção brasileira masculina de ginástica durante dois anos.

Resenha: A representação feminina no filme “Carros 3” da Pixar

Nesta resenha do filme Carros 3, analisamos a questão da representatividade feminina em uma das franquias infantis mais expressivas dos anos 2000, fazendo um paralelo com a realidade e buscando entender como a inserção da personagem Cruz Ramírez visa romper estigmas sociais, que foram inclusive reforçados nos dois filmes anteriores.

Resenha: Meninas de Ouro, documentário da ESPN

A seleção brasileira feminina de handebol se consagrou como a melhor do mundo em 2013. Entretanto, a jornada até a consagração não foi fácil e contou com muitos obstáculos. Nesta resenha sobre o documentário “Meninas de Ouro”, analisaremos a trajetória do time por mais de vinte anos, com foco nas relações sociais em uma modalidade feminina e pouco conhecida.

Resenha: King Richard, um filme que deu o que falar

Você com certeza ouviu falar do filme King Richard, seja pelo Oscar de melhor ator recebido por Will Smith, seja pela repercussão do tapa dado por ele em Chris Rock durante a premiação. Fato é que a obra rendeu importantes análises cinematográficas e sociológicas. Nesta resenha, serão apresentados fatos pontuais sobre a relação entre esporte e sociedade nos dias atuais, com algumas pitadas de opinião.

Resenha: Minha Primeira Luta

Quando o assunto é interseção entre gênero e esporte, há uma ampla discussão que podemos realizar em torno do tema. Para o presente texto, analisaremos o filme “Minha Primeira Luta” (First Match), lançado em 2018 originalmente pela Netflix, que traz a história da personagem Mo, interpretada pela atriz Elvire Emanuelle.