Olheiras

Nessa coluna, publicamos indicações de projetos de mídia alternativa, como portais de notícias, perfis em redes sociais e podcasts que tem feito um trabalho inovador na cobertura de gênero no esporte.

Indicação: Desvendando a homofobia e o machismo no futebol

Por muito tempo, a homofobia e o machismo foram tabu no futebol. O podcast “Nos armários dos vestiários”, produção do GE e da Feel The Match, mergulhou, durante nove episódios, em relatos que ajudam a entender o abismo existente entre o universo futebolístico e os mundos LGBTQIA+ e feminino. O Observatório Marta analisa, então, o resultado do trabalho apresentado pelos jornalistas Joanna de Assis e William De Lucca.

Indicação: EsportudoW

Neste texto da coluna “Olheiras”, indicamos o EsportudoW, projeto de mídia alternativa idealizado e produzido por mulheres, que produz conteúdos sobre a realidade feminina no esporte. Com coberturas de diferentes modalidades, reflexões e denúncias, o objetivo do projeto é dar visibilidade às vozes femininas no esporte.

Indicação: “Dibradoras”

Neste texto da coluna “Olheiras” indicamos o Dibradoras, projeto de mídia alternativa idealizado e produzido por mulheres, que fala justamente sobre as mulheres do esporte, fazendo a cobertura de competições e também refletindo sobre as dificuldades encontradas por elas e pelas modalidades femininas. Com o objetivo de produzir conteúdo voltado para modalidades femininas e ser um canal de mídia, a Dibradoras surgiu com o seguinte propósito “promover a participação das mulheres em um meio que ainda é tão dominado por homens”

Indicação: @FutMinass

Neste texto da coluna “Olheiras” indicamos o futminass, iniciativa de mídia alternativa, que faz a cobettura do futebol feminino mineiro desde 2018, quando iniciou a cobertura a partir do campeonato mineiro daquele ano. Hoje, o projeto, que é idealizado por Malu Rabello, mantem a cobertura dos times mineiros e tem um objetivo: dar visibilidade para a modalidade feminina em Minas Gerais.

Indicação: Mulheres do Esporte, um hub para Mulheres do Mercado Esportivo

Neste texto da coluna “Olheiras”, indicamos para as leitoras e leitores o projeto Mulheres do Esporte, uma rede digital gratuita que busca conectar meninas e mulheres do esporte no Brasil. O hub tem buscado mapear e conectar as profissionais do mercado, promover editais de fomento, além de produzir conteúdo voltado para esse público, como dicas e outras formas de capacitação.

Indicação: NBA das Mina, vozes femininas no esporte

Neste texto da coluna “Olheiras”, falamos um pouco do projeto “NBA das Mina” que tem o objetivo de inovar a cena das mídias esportivas voltadas para o basquete. A iniciativa inclui um podcast, além de portal de notícias e outros formatos informativos como lives, posts no Twitter e no Instagram. O “NBA das Mina” é composto por 4 mulheres e está completando cinco anos de existência.