Álbum de figurinhas

Os personagens do esporte despertam curiosidade e nos inspiram de diversas formas. A mídia esportiva costuma dar bastante visibilidade para as histórias de vida de atletas profissionais, sobretudo aqueles e aquelas que alcançam o status de celebridade. No nosso caso, queremos contar as histórias dos profissionais da mídia esportiva através de perfis e entrevistas em que mostramos a importância de algumas dessas contadoras e contadores de história para tensionar questões de gênero no esporte.

Perfil: Karine, cantora. Karine, jornalista. Karine, mulher. Karine, do esporte

Neste perfil para a coluna “Álbum de figurinhas”, contamos a história da gaúcha Karine Alves, uma das únicas mulheres negras a atuar no jornalismo esportivo do Grupo Globo. São 16 anos de carreira, sendo a maior parte dedicada ao futebol. Com postura irreverente e bem-humorada, Karine teve que abrir um caminho até então inexistente para mulheres negras e vislumbra o dia que não estará mais sozinha lá.

Entrevista: Sálua Zorkot Silva

Neste texto da coluna “Álbum de figurinhas”, entrevistamos Sálua Zorkot, jornalista que atuou na Record Minas, Band Minas, Globo Minas e TV Galo. Ela conta um pouco da sua trajetória, dos desafios de trabalhar com o jornalismo esportivo televisivo, das dificuldades de ser mulher no ambiente do futebol e também da experiência com a TV Galo.