Cornetagem

Inspiradxs nos cornetas do futebol, chamamos nossa coluna de crítica de mídia de Cornetagem. Aqui, publicamos textos com análises críticas da cobertura da mídia esportiva, de campanhas publicitárias e outros acontecimentos do mundo esportivo a partir de uma perspectiva de gênero.

Renata Silveira e a misoginia na locução esportiva

Pioneira na locução esportiva feminina no Brasil, a narradora sofre com comentários machistas nas redes sociais por ocupar uma posição tradicionalmente masculina. Este artigo analisa a como sua presença explicita tensões de gênero no esporte, com base na repercussão de suas locuções.

O papel da mídia na manutenção das hierarquias de gênero no tênis

O tênis é um esporte onde, historicamente, mulheres recebem mais do que em outros esportes e, além disso, é pioneiro nas categorias femininas em Jogos Olímpicos. Entretanto, as problemáticas de gênero persistem, com tratamentos diferentes em relação aos homens, além de menor incentivo e divulgação do circuito feminino em relação ao masculino. A partir disso,…

Crítica de mídia: “Ô Marta, pode chorar o teu salário é um relógio do Neymar” – discurso de ódio contra Marta

Neste texto, investigamos ataques nas redes sociais digitais contra a jogadora de futebol Marta durante a participação da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para isso, coletamos 100 respostas a uma publicação no Instagram, e ancorados no conceito de discurso de ódio, analisamos os posts através de estratégias da análise de conteúdo. Foram…

Crítica de mídia: “Só devo satisfação a três mulheres”, a repercussão midiática da fala de Abel Ferreira

Analisamos aqui o caso de machismo com a jornalista da BandNews FM Alinne Fanelli em uma entrevista coletiva com o treinador Abel Ferreira. A resposta tenta passar uma sensação de respeito, mas apenas a um grupo de mulheres, e sugere que a repórter, por não fazer parte desse grupo, não merece ter sua pergunta respondida.

Crítica de mídia: Sereias da Vila, do silêncio ao eco

De acordo com pesquisa realizada pela jornalista Camila Alves com 209 jogadoras brasileiras das séries A1, A2 e A3 do Campeonato Brasileiro, 52% dessas atletas já sofreram algum tipo de violência dentro do futebol, seja por um árbitro, um técnico, um torcedor, etc. Com as atletas do Santos não foi diferente. As Sereias da Vila…

Crítica de mídia: Como feminicídios de atletas no Quênia são retratados na mídia

Em 5 de setembro de 2024, o mundo esportivo foi abalado pela notícia da morte brutal de Rebecca Cheptegei, maratonista ugandesa. Queimada viva por seu ex-namorado, Rebecca tornou-se a terceira corredora vítima de feminicídio no Quênia nos últimos anos. Nesta análise, destacamos que a cobertura tem se resumido aos aspectos chocantes dos crimes.

Crítica de mídia: Super mães – Gravidez no Crossfit

Por Alberto Favato e Luan Cavalcanti Gravidez e esporte sempre foi um assunto delicado especialmente em contextos de alto rendimento. Enquanto muitos acreditam que a gravidez é um fenômeno mágico, para algumas mulheres, ela pode representar um desafio, colocando em risco suas carreiras. As atletas enfrentam dificuldades adicionais, sendo frequentemente marginalizadas ou desacreditadas após se…

Crítica de mídia: Sueli, a primeira personagem surda da Turma da Mônica

Apresentada em maio de 2022 para a primeira Surdolimpíada de Verão no Brasil, “Sueli” é a primeira personagem surda da popular revista em quadrinhos Turma da Mônica. Neste estudo, observou-se como atravessamentos geracionais e mediações culturais constroem um sentido social, apoiando as discussões de inclusão, equidade e acessibilidade no contexto esportivo.

Crítica de Mídia: Corinthians e Boca Rosa Beauty: O papel das celebridades no fortalecimento do esporte feminino

Não é no esporte que Bianca Andrade ganha os holofotes, mas sim, no mundo da maquiagem. Empresária e dona de uma marca própria, Boca Rosa acumula milhares de seguidores nas mais diversas redes sociais, e é a partir destas que ela se torna uma pessoa célebre. Assim, essa análise propõe pensar em como as celebridades…

Análise de campanha: Disney apresenta  jornada de atletas latino-americanas na campanha “Histórias que Inspiram”

A campanha Histórias Que Inspiram, da Disney Princesa, lançada em agosto de 2022, conta com a presença de Beatriz Ferreira, boxeadora brasileira campeã mundial; de Alexa Moreno, ginasta mexicana; Jacinta Martinez, argentina multicampeã de natação artística; e Macarena Pérez, chilena do BMX. Fazemos neste texto uma análise de como a campanha relaciona as trajetórias das…

Análise de campanha: O discurso pós-feminista da Nike na campanha Motherhood (M)

Recentemente, a Nike lançou a campanha Motherhood que basicamente fala de empoderamento, gravidez e mulheres atletas. O fato que a marca lança a campanha depois do polêmico cancelamento de patrocínio de atletas durante a gravidez nos faz questionar o tipo de empoderamento proposto. Em nossa análise, associamos o discurso da marca à ideia de sensibilidade…

Crítica de mídia: Galo Feminino usa atletas do masculino em divulgação de jogo no Instagram

Recentemente, o Instagram oficial do time feminino do Atlético-MG usou o jogador Hulk numa divulgação de um jogo das Vingadoras. A ação não teve respostas negativas de torcedores, mas nos fez refletir sobre a necessidade do uso de figuras masculinas para validar o futebol de mulheres no Brasil. Isso é necessário? É ideal? Será que…

Crítica de Mídia: Quem é Leila Pereira para o jornalismo brasileiro?

Neste texto, analisamos o tratamento dado à Leila Pereira, presidente do Palmeiras, pelo jornalismo brasileiro. Focamos numa comparação entre duas reportagens/perfis da Veja São Paulo sobre Leila e Paulo Nobre, ex-presidente do mesmo clube, para desvelar os sentidos atribuídos pela mídia para as mulheres do futebol.

Análise de campanha: “Veio Pra Ficar” da Avon e o futebol feminino

Em 2019, a marca de cosméticos Avon lançou a campanha “Veio Pra Ficar”. Buscando promover o empoderamento feminino através do maior campeonato de futebol da modalidade, a empresa escolheu a jogadora Marta para ser a garota propaganda do lançamento do Power Stay, uma nova linha de produtos de beleza. Através da figura de Marta, a…

Análise de campanha: Novas fadas, a parceria entre Rayssa Leal e a Nike

Rayssa Leal, skatista brasileira, protagonizou a nova campanha da Nike. “Vai No Novo” tinha como objetivo convidar as pessoas a verem o esporte de uma forma diferente, além de difundir o skate feminino e inspirar outras meninas a praticarem essa modalidade. A empresa também fez uma parceria e lançou um modelo de tênis da sua marca…

Crítica de mídia: A cobertura midiática do esporte feminino no Brasil

Quem é a maior judoca brasileira de todos os tempos? Quantos prêmios a jogadora Marta já ganhou? Quais brasileiras já foram campeãs do UFC? Qual é o atual técnico da seleção brasileira de vôlei feminino? Quem são os destaques no tênis feminino? É provável que poucas pessoas saibam responder a todas essas perguntas.

Análise de campanha: #PedeA24 e a homofobia no futebol brasileiro

A campanha #PedeA24 foi criada em 2020, pela agência MullenLowe Brasil para a revista Corner, com o intuito de questionar e romper um tabu presente no futebol brasileiro: o não uso da camisa com a numeração 24. A revista enfatizou o fato de nenhum jogador usar essa numeração na camisa e como os clubes também…

Análise de campanha: Guaraná Antarctica e o futebol feminino através da “Doe Seu Clichê”

Guaraná Antarctica, como marca genuinamente brasileira, não poderia deixar de associar seu produto com um grande símbolo nacional: o futebol. De acordo com seu site oficial, o Guaraná Antarctica é patrocinador oficial das seleções feminina e masculina de futebol desde 2002 — segundo acordo assinado pela Ambev (detentora da marca) com a CBF.

Análise de campanha: Jogadora Marta para o batom da Avon

Em 2019, a Avon lançou sua campanha “Veio Pra Ficar”, que marca o lançamento do batom Power Stay. A ação contou com a jogadora Marta como protagonista. Ela que é a camisa 10 da seleção brasileira, também é a maior artilheira dos mundiais e eleita pela FIFA como a melhor jogadora do mundo por cinco…