Relatório 2021

O Observatório Marta acaba de publicar seu primeiro trabalho de crítica da mídia esportiva brasileira. O documento consiste na análise de um robusto conjunto de dados coletado dos principais portais de mídia nacional. Durante o período de junho de 2020 a maio de 2021, todas as notícias sobre mulheres no esporte publicadas por O Globo, Folha de São Paulo, Dibradoras, UOL Esportes, Globo Esporte e por veículos menores que foram agregadas pela ferramenta Google News foram coletadas e analisadas pelo projeto.

A clipagem do material foi realizada por meio do algoritmo de busca de cada portal, através das palavras-chave “esporte”, “mulher” e “feminino”, já que foi procurado unicamente notícias relacionadas às modalidades femininas e às mulheres presentes no ambiente esportivo.

Para a análise das notícias, se optou pela técnica da análise de conteúdo, que é uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de documentos e textos. Nesta análise, foram consideradas nove categorias: Tema; Enquadramento; Modalidade; Quantidade de Fontes; Fontes por Gênero; Autoria; Fotografia em Movimento; Fotografia com foco no corpo; e Imagem com filhos.

TCC deu pontapé inicial

Este primeiro relatório foi finalizado em 2021 como TCC pelas egressas do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Júlia Oliveira e Vívian Mota, com a supervisão da Professora Ana Carolina Vimieiro. Em 2022, o projeto, intitulado inicialmente de Observatório das Desigualdades de Gênero no Esporte (ODGE), foi rebatizado de Observatório Marta e transformado em projeto de ensino e extensão do Departamento de Comunicação Social (DCS) da UFMG. A iniciativa agora faz parte das atividades do grupo de pesquisa Coletivo Marta, que coordena também a Revista Marta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: