Resenha: Air e o protagonismo decisivo de Deloris Jordan na carreira de Michael Jordan 

Por Ana Paula Andalécio, Gabriela Claudino e Letícia Oliveira


FICHA TÉCNICA

Título: Air: a história por trás do logo (Air)
Ano de produção: 2023
Direção: Ben Affleck
Duração: 111 minutos
Classificação: 12 anos
Gênero: Drama, Esporte
Países de Origem: EUA
Onde assistirAmazon Prime


O filme Air: a história por trás do logo, conta como foi o processo de negociação entre a empresa Nike e o jogador de basquete Michael Jordan. Apesar do nome, o longa fala muito mais do que apenas sobre a renovação da logo da empresa, mas de todo um processo que mudaria o curso da história da Nike e do jogador. 

No contexto do longa, em 1984, a Nike está passando por problemas financeiros, e Sonny Vaccaro (Matt Damon), que trabalha no departamento de vendas de calçados esportivos da empresa,  precisa ter uma ideia inovadora e encontrar um jogador para ser propaganda de uma nova linha de tênis. Como as últimas investidas da empresa não deram certo, Vaccaro pensa em investir em um jogador novato, mas extremamente promissor do basquete: Michael Jordan (Demian Young). Só que a ideia enfrenta alguns obstáculos: primeiro o chefe do departamento, Phil Knight (Ben Affleck), não aceita arriscar logo no início, além disso,  Jordan na verdade despreza a Nike. 

Imagem promocional de ‘Air’ (Foto: Divulgação/Warner Bros)

Para que o plano tenha mais força, Vaccaro sugere a criação de uma linha de calçados exclusiva para Jordan, o que seria o grande diferencial da Nike para as concorrentes Converse e Adidas. Investindo tudo que pode, financeira e moralmente, o representante da Nike vai atrás de Deloris Jordan (Viola Davis), mãe do atleta escolhido, e apresenta as ideias.

A equipe da Nike se reúne para elaborar um modelo exclusivo de tênis para Michael Jordan (Foto: Reprodução/Amazon Studios)

Percebendo que a proposta da Nike é interessante ao filho, Deloris, após analisar o que a concorrência oferece, decide pela Nike, mas impõe uma condição: que Michael Jordan receba parte dos lucros da venda dos calçados da linha que recebe seu nome. 
Inicialmente receosos, o time da Nike pensa em descartar o negócio, mas depois consideram justa a colocação da família Jordan. O resultado disso se vê na história, com a ascensão de Michael Jordan como um dos maiores atletas do mundo, e com a linha da Nike que obteve recorde de vendas e alavancou a empresa no mercado.

O tênis inovador e exclusivo da Nike para Michael Jordan (Foto: Reprodução/Amazon Studios)

Onipresença de Michael Jordan e protagonismo de Deloris

Uma característica marcante do filme Air é que apesar de Michael Jordan ser de suma importância para a história que é tema do longa, ele não é um personagem explorado diretamente. Quando a presença dele se faz imperativa no enredo, aparece um ator, em geral de costas, e que nunca mostra o rosto ou vocaliza seus interesses. Suas vontades são expressas e comunicadas indiretamente, por terceiros, como assessores e a própria mãe do atleta. Um exemplo é quando Sonny Vaccaro fica sabendo através de outras pessoas que Jordan quer fechar contrato com a Adidas, e quer ganhar um carro no processo. 

Apesar de estranho, o recurso faz com que o centro das atenções do filme fique, além de nos esforços de Vaccaro, em Deloris Jordan, a mãe do atleta.  E reitera a intenção da construção da narrativa em enquadrar o elo familiar dos Jordans como também o papel de poder de Deloris.

Esse artifício serve também como um simbolismo acerca da própria imaturidade de Michael naquele momento, como uma forma de referenciar a sua juventude e inocência acerca de seus interesses na tomada de decisões que implicariam na carreira a longo prazo. Além disso, o fato de nunca vermos o rosto de Michael pode ser atribuído à ideia de que a família representa sua imagem e quem ele é. Logo, são seus familiares em quem ele confia para  afirmar seus interesses.

Mulheres pretas têm “cargo chefe” nas decisões familiares

A família de Michael Jordan tem uma grande importância durante toda a trama apesar de suas aparições pontuais. Fica evidenciado como esse elo é  valorizado por Jordan não somente na recepção feita pela Nike, como nos recursos cinematográficos utilizados ao longo da trama. Mas é a figura da mãe, Deloris, quem assume o caráter da voz decisiva não somente no caráter familiar, mas acerca da carreira de Jordan.

Na primeira visita de Vaccaro à família Jordan é que essa relação de poder é construída no longa. Enquanto o pai, James Jordan, assume uma postura mais receptiva e amigável para com o representante da Nike, Deloris encara de forma protetiva e desconfiada  como Vaccaro, em uma atitude presunçosa, aparece sem qualquer anúncio  prévio em sua casa sendo que havia um agente responsável por mediar relações comerciais.  

Nas cenas em que aparece, Deloris nunca deixa de ser a mãe. Todos os artifícios cinematográficos estão sempre reiterando o seu arquétipo. Seja a ambientação, suas ações ou suas falas. Mas, diferentemente dos estereótipos de mulheres pretas que aparecem no cinema, a personagem de Deloris se mostra uma exceção a essa norma. Há uma relação de respeito que prevalece sempre que ela vocaliza suas considerações, demonstrando que ela é sábia e também muito consciente do que é mais benéfico pessoalmente e profissionalmente para o filho.

Além disso, as expectativas de Deloris vão além das questões contratuais. Ela tem ciência do que as marcas buscam ao brigar para ter seu filho como representante, e por isso ela se preocupa com reconhecimento, com a imagem e com a carreira que serão criadas a longo prazo. Por isso, ela se faz firme ao não se deixar levar pelas promessas de nenhuma das empresas que procuram Michael Jordan, nem mesmo pela Nike; Deloris entende que o lucro da Nike será grande por causa da imagem e do nome do filho, logo, nada mais justo exigir que ele receba parte dos lucros das vendas da linha de calçados que o tem como ícone.

A influência de Deloris Jordan na carreira do filho, e na virada no mercado

Deloris Jordan informa à Sonny Vaccaro as condições para aceitar a proposta da Nike (Foto: Reprodução/Amazon Studios)

Michael Jordan já disse que sem sua mãe talvez a marca Air Jordan nem teria existido. Mesmo Jordan sendo uma figura onipresente indiretamente durante toda a trama, é sua mãe, Deloris Jordan, quem assume o papel protagonista e decisivo em sua carreira.

Ao final do longa, Deloris Jordan exige que a proposta contemplasse, além de uma linha exclusiva de tênis oferecida inicialmente, que o filho recebesse uma porcentagem da receita da venda de cada tênis com seu nome. Nos dias atuais, uma solicitação como essa é comum nos grandes contratos, mas na época era algo absurdo e que supostamente desestruturaria a forma como a Nike operava como empresa.

Desde as cenas iniciais em que aparece, Deloris afirma o valor e o potencial de Michael. E ela queria que a Nike também entendesse isso, a grandeza que o filho estava destinado a alcançar e que ele fosse valorizado por tal. Mas não somente isso, o adendo ao contrato exigido por ela demonstra também o reconhecimento do poder da marca pessoal que o filho viria a ter. Afinal, se um tênis está sendo criado em nome de um atleta e ajuda a aumentar a receita de uma marca, nada mais justo que o atleta receba uma parte desse valor. E Deloris reitera isso ao citar o discurso usado por Vaccaro no pitch de apresentação da proposta: “Um tênis é apenas um tênis, até meu filho usá-lo”, diz Deloris a Vaccaro.

Ou seja, Deloris é sim representada como a mãe durante todo o longa. Mas em momento algum isso faz com que os seus interesses e as suas considerações sejam subjugadas. Pelo contrário, só as fortalecem visto a propriedade e responsabilidade que esse papel salvaguarda. E é por isso que uma das cenas finais acontece na cozinha de sua casa, onde ela não somente cuida dos seus afazeres diários, mas também negocia os termos do contrato do filho e informa a Vaccaro as condições para aceitar a proposta da Nike. 


REFERÊNCIAS

AIR: a história por trás da logo; Direção: Ben Affleck. Produção: Amazon Studios. Estados Unidos: Warner Bros, 2023. 1 filme (111 min.). Disponível em: https://www.primevideo.com/detail/0KNIUQ1DSYDUGL0G4Z41PXA1SB/ref=atv_dp_sign_suc. Acesso em: 23 out. 2023.

Deixe um comentário