Crítica de mídia: Super mães – Gravidez no Crossfit

Por Alberto Favato e Luan Cavalcanti

Gravidez e esporte sempre foi um assunto delicado especialmente em contextos de alto rendimento. Enquanto muitos acreditam que a gravidez é um fenômeno mágico, para algumas mulheres, ela pode representar um desafio, colocando em risco suas carreiras. As atletas enfrentam dificuldades adicionais, sendo frequentemente marginalizadas ou desacreditadas após se tornarem mães, inclusive por contratantes e patrocinadores.

A gravidez sempre foi um assunto muito delicado quando relacionado a atividades físicas, sendo o problema multiplicado ao tratarmos da prática de esportes de alto rendimento.  Muitos descrevem esse fenômeno como mágico e maravilhoso, porém, nem tudo são flores.

Para muitas mulheres, a gravidez representa um obstáculo, podendo colocar em risco tudo que construiu durante a carreira. Para as atletas não é diferente, não faltam casos de mulheres escanteadas ou desacreditadas após assumirem a posição de mãe em suas vidas, até mesmo por parte dos contratantes e patrocinadores.

No entanto, parece que esse quadro está mudando aos poucos. Nos dias atuais, vem tornando-se mais comum os casos de atletas que mesmo após a gravidez, quando com o suporte adequado e preparo, conseguem retornar com o mesmo destaque que possuíam antes.

O caso mais recente no mundo do Crossfit é o de Tia-Clair Toomey. Para contextualizar, Tia é a melhor atleta de todos os tempos na modalidade, Campeã do Crossfit Games, também conhecida como o campeonato mundial da modalidade, por seis anos consecutivos dando uma pausa em sua carreira apenas para cuidar de si no período da sua gravidez.

Reprodução: Instagram/ Disponível em: https://www.instagram.com/tiaclair1/

Durante a duração da gravidez, Tia-Clair não parou com os treinos. Apenas reduziu a intensidade, continuando com seus patrocinadores e apoiadores. Em entrevista para o Jornal The Insider, a atleta afirma que vivia ocupada o tempo inteiro, tentando capitalizar em cima de suas habilidades atléticas e tentando se puxar a todos os momentos, porém, desde que descobriu a gravidez, a atleta tem levado uma vida mais leve, tirando momentos para relaxar e sem se estressar por coisas pequenas.

Quem acompanhou Tia em suas redes sociais ou páginas de notícias relacionadas com a modalidade conseguia assistir a vídeos de seus treinos como gestante. Ao acompanhar as seções de comentários nesse período percebemos que a sociedade no geral ainda não está preparada para aceitar que grávidas não são seres inválidos e indefesos. 

Todos os tipos de comentários foram encontrados, se por um lado muitas mães e pessoas se inspiraram, do outro, temos uma enxurrada de pessoas questionando a sua sanidade, acusando-a de odiar o seu bebê, não saber o que está fazendo e alegando ser uma tragédia. Sem contar com os comentários usuais ofendendo o seu corpo por possuir músculos acima da média, alegando que a mesma não se parece mais com uma mulher. 

Para se ter uma ideia, os seguintes comentários são os primeiros que aparecem em vídeos treinando grávida. Um dos comentários alega que a mesma não deveria treinar assim, apenas fazer serviço doméstico nessa fase.

Reprodução: Instagram / Disponível em: https://www.instagram.com/tiaclair1/

Em contraste, nas postagens nas quais a atleta está realizando atividades comuns para a figura feminina, não encontramos comentários negativos, inclusive, não faltam elogios. 

Reprodução: Instagram / Disponível em: https://www.instagram.com/tiaclair1/

É possível observar que todos parecem se sentir capazes de opinar sobre o corpo grávido, como se a mesma tivesse que cumprir papéis pré-determinados autorizados pela sociedade. 

Reprodução: Instagram / Disponível em: https://www.instagram.com/anniethorisdottir/

Tia-Clair não é a primeira mulher atleta a passar por isso na modalidade. Um outro exemplo é Annie Thorisdottir, atleta da Islândia, Campeã do Crossfit Games nas edições 2011-2012, que retornou em 2021 pouco mais de um ano após sua gravidez, batendo recordes pessoais e finalizando a competição no pódio, sua melhor colocação desde 2013.

Podemos notar que, mesmo que os comentários mais destacados não apoiem a decisão de manter seus cuidados, todos admiram e apoiam a atleta quando ela se afasta de seu papel como mãe.

Outro caso ainda mais recente é o de Arielle Loewen que três anos após a gravidez, retornou ao Crossfit Games conquistando a maior colocação em toda a carreira, alcançando o terceiro lugar do pódio. 

Reprodução: Instagram / Disponível em: https://www.instagram.com/arielleloewen/

Reprodução: Instagram / Disponível em: https://www.instagram.com/arielleloewen/

Nas postagens em que a atleta aparece cumprindo o seu papel “apropriado” de mãe, até mesmo os comentários questionando o porquê de um corpo tão musculoso desaparecem.

Para concluir, no ano de 2023, Tia-Clair Toomey anunciou a sua participação no Rogue Invitational, o segundo maior campeonato do mundo, para retomar a sua carreira de onde parou. Enquanto isso, o comentário mais comum na internet é se ela realmente conseguirá ser a mesma atleta dominante dos últimos anos.

Reprodução: Hora do Burpee

REFERÊNCIAS:

Ganon, K. (2023). Video: Tia-Clair Toomey Redefines Fitness Once More, Completes 288 Reps of 23.3 Pregnant. Morning Chalk Up. Disponível em: https://morningchalkup.com/2023/03/06/video-tia-clair-toomey-redefines-fitness-once-more-completes-288-reps-of-23-3-pregnant/. Acesso em: 27/11/2023

Ramos, T. (2023). Tia-Clair Toomey Training and Recovery Post Pregnancy. BarBend. Disponível em: https://barbend.com/tia-clair-toomey-training-and-recovery-post-pregnancy/. Acesso em: 27/11/2023

Rosie, R. (2023). CrossFit Champion Tia-Clair Toomey Orr on Training and Health While Pregnant. Insider. Disponível em: https://www.insider.com/crossfit-champion-tia-clair-toomey-orr-training-health-while-pregnant-2023-4. Acesso em: 27/11/2023

Cosenza, G. (2023). Tia-Clair Toomey estará no Rogue Invitational. Hora do Burpee. Disponível em: https://horadoburpee.com.br/eventos/crossfit-games/tia-clair-toomey-estara-no-rogue-invitational/. Acesso em: 27/11/2023

Deixe um comentário